Ao estudar as medidas de superfície no 6°ano, surgiu a necessidade de conhecer os polígonos. Foi então que desenvolvemos algumas aulas contextualizando Arte, História e Matemática.
Primeiramente, levamos os alunos para o laboratório de informática, onde fizeram uma pesquisa sobre a Semana da Arte Moderna e o que foi o Movimento Modernista Brasileiro. Utilizando o recurso de hipertexto, os alunos puderam conhecer fatos históricos importantes e obras sem perder o foco da pesquisa.
Em seguida, propomos aos alunos que, inspirados nas obras de Tarsila do Amaral, criassem telas explorando as figuras geométricas, em especial, os polígonos e as retas.
Para encerrar, já na terceira aula, os alunos voltaram ao laboratório para fazer algumas atividades online aplicando o conteúdo trabalhado – polígonos.
Utilizar recursos tecnológicos nas aulas é bom, pois sai da rotina de sala de aula e encontram-se atividades diferenciadas, mas exige mais tempo de preparo e planejamento, que é o nosso grande problema. Contudo, a experiência foi boa e válida.
Até mais.
Cláudia e Ilana
Nenhum comentário:
Postar um comentário