Quem sou eu

Somos professores cursistas das cidades de Orizona e Vianópolis - "turma 2011" do Curso "Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC", oferecido pelo NTE-Silvânia que tem como objetivo compreender o potencial pedagógico dos recursos das TIC e utilizá-las na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos estudantes.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Relatório de atividade - Pintura na Grécia Antiga

Ao propor a atividade envolvendo  o uso das tecnologias para o 1º ano turma “B”, os alunos inicialmente tiveram algumas dúvidas, mas se envolveram com a atividade mostrando interesse e compromisso a partir da compreensão da proposta.
                Foi proposto a divisão dos alunos em grupos para utilização de tecnologias disponíveis na escola para estudo, pesquisa e apresentação dos conteúdos. Inicialmente o grupo procurou a professora para discutir a metodologia a ser utilizada e após esse primeiro passo reuniram para planejar e executar o projeto. Foi feita a reserva dos equipamentos a ser utilizados pelo grupo que realizaram a pesquisa e elaboração da apresentação do projeto.
                Na apresentação ficou evidente o trabalho em equipe (fotos), pois a pesquisa foi elaborada para cada componente do grupo com assunto específico do mesmo tema. Assim ficou evidente que houve a aprendizagem individual e coletiva do tema gerador “pintura na Grécia antiga”. Com a apresentação os alunos procuraram envolver os demais alunos da turma atingindo o objetivo proposto inicialmente.
                Outro aspecto que percebemos foi a utilização de vários recursos tecnológicos, como o Laboratório de Informática onde acessaram a internet para pesquisa de texto e imagens, programa Impress, pendrive, notebook, câmera fotográfica, data show (projetor).
Introdução 

Uso de notebook

Questionameto da turma

Apresentação do conteúdo uso de Data Show
Apresentação

Apresentação de imagens 
Vanusa de Castro Canêdo.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Lanche Escolar

Antes da apresentação do poema O Bicho de Manuel Bandeira, fiz alguns questionamentos com os alunos. Perguntei qual o valor do lanche escolar para eles e se eles tinham consciência de que aquele alimento era muito importante para alguns alunos, pois era uma das poucas refeições que realizavam.
Alguns responderam que sim e outros que não. Reconheceram que era feito com carinho e esforço, visto que a qualidade do lanche supera a verba designada para ele. Eles também tinham consciência do desperdício e descaso com que o recebem.
Depois coloquei as imagens e os hiperlinks criados sobre o assunto.
Fizemos vários comentários. Alguns ficaram repudiados, ficaram impressionados e realmente perceberam que esta situação pode ocorrer.
Em seguida coloquei o curta metragem A Ilha das Flores. Ficaram atentos às imagens e sempre faziam, entre si, alguns comentários.
Assim que terminou o filme eles se manifestaram indignados de ver a situação de pessoas comendo lixo que foi impróprio para o porco. Começaram a dar sugestões para evitar a cena, tais como: Que dessem empregos para que não precisassem passar por aquilo, ou mesmo de pegar os porcos para alimentá-los. Achavam também que o governo deveria tomar algumas medidas.
No final foi feita a declamação do poema O Bicho de autoria de Manoel Bandeira e uma breve discussão sobre o mesmo, para que posteriormente fizessem uma dissertação para finalizar o trabalho.

Sandra Valéria Romualdo Gonçalves
Marly Aparecida Guimarães de Souza
Alda Maria de Paula das Chagas Bueno
Relato da aplicação do Planejamento de matemática para professores
A gestão de uma escola tem muitas preocupações, entre elas está em obter uma boa qualidade pedagógica, por isso é necessário o gestor ficar atento nas intervenções para que essa melhoria seja eficaz. Portanto, o planejamento foi desenvolvido com o objetivo de trabalhar um conteúdo matemático com o uso de material pedagógico com os professores. A  ESCOLA ESTADUAL ZENAIDE CAMPOS  RORIZ - TEMPO INTEGRAL atende alunos de 1º a 5º ano e por isso, percebemos que os alunos precisam de atividades diferenciadas para incentivar o seu aprendizado.
Para essa oficina foi escolhido o material dourado, por escolha dos professores. Iniciou-se apresentando o material dourado (individual e com 650 peças) e as diversas possibilidades que esse material oferecia para trabalhar em sala de aula com as dificuldades dos alunos em matemática, principalmente nessa fase da assimilação do concreto para o abstrato.
Foi apresentado vídeo do youtube com o uso do material dourado e jogos on-line. O entusiasmo dos professores foi evidente. A participação dos professores unânimes durante todo desenvolvendo das atividades programadas com o uso material dourado. Depois de trabalhar realmente  o concreto, fomos para   o laboratório de informática com jogos on-line  onde  o professor, pode perceber que era possível realizá-lo, desde que fosse feito um bom planejamento qualidade pedagógica, por isso é necessário o gestor ficar atento nas intervenções para que essa melhoria seja eficaz.

Comentário das cursistas: Vanuza Marlene R. de Oliveira e Sandra Maris Correa

segunda-feira, 9 de maio de 2011

GEOMETRIA


Inicialmente foi feito feito uma sondagem a fim de verificar a aprendizagem dos alunos sobre este tem aproposto .Logo dirigimos para a sala de video assistir um filme da Tv Escola sobre o estudo de Geometria.Os Solidos de Platao(Norma eu me ligo na forma).
Reflexao sobre o mesmo levando os alunos a perceberem o que difere entre os Poliedros e Poligonos,reconhecendo a presença da geometriaem nosso dia-a-dia.
Os alunos demonstraram ainda mais interessee gosto pela aprendizagem ao propor aos alunos a pesquisarem o assunto proposto no Laboratorio de Informatica onde eles puderam apreciar as formas espaciais e planas; enclusive participaram de jogos interativos sobre as mesmas.
Os alunos foram convidados a observar a entrada da escola, que contem Circunferencia ,Paralelogramo, Triangulos, Trapesio... .Logos os alunos foram convidado a irempara o patio costruir formas geometricas com o uso de rolo de barbante,onde diversos poligonos foram representados a partir de uma circunferencia construida ao solo.
Concluimos o trabaho com a utilizaçao de recursos tecnologico propondo aos alunos que eles construissem um Trangram e a partir do mesmo criar diversas formas artisticas.
Dando continuidade aaao trabalho em questao tratamos de verificaro aprendizado dos alunos propondo atividades escritas focando todo o conteudo, onde desenvolvemostrabalho individual e em grupo,com atividades transcritas na lousa, utilizaçao do livro didatico e trabalho digitados.

Relatório-Números e Operações

No decorrer da aplicação das atividades propostas, os alunos se envolveram com o trabalho e compreenderam o foco e a proposta da atividade.
A forma de apresentação foi clara, despertando o interesse e prendendo a atenção dos alunos.
Os alunos participaram ativamente da construção do seu conhecimento, criando hipóteses, fazendo perguntas para tirar dúvidas, auxiliando os colegas com mais dificuldade.
As atividades desenvolvidas no laboratório de imformática foram realizadas em duplas e os objetivos foram atingidos.
As duplas interagiram bem, respeitando a vez de cada um, e compartilhando conhecimentos entre si.
A condução da atividade foi alternada hora diretiva, hora permitindo a condução e o ritmo dos alunos.
Os equipamentos funcionaram a contento e os programas foram adequados a realização das atividades.
Oneida, Luciana e Ana Lúcia

Relatório do planejamento:formas geométricas

 A atividade prática sobre as formas geométricas executada no laboratório de informática foi excelente tanto para os alunos-------- que estavam motivados com as visualizaçóes no youtube e wikipedia,com a troca de informações dentro e fora dos grupos formados para a pesquisa,inclusive os alunos da inclusão que também participaram com sucesso--------como também para os professores que viram esta como mais um objeto de estudo.
 Embora ter ocorrido algumas dificuldades com os recursos(fone de ouvido não disponível para todos),os objetivos previstos foram alcançados,sendo que esta atividade será,ao decorrer das demais aulas,adaptadas para outros contextos o que demonstra o quanto é válido o trabalho com recursos tecnoĺógicos trazendo uma evolução e um potencial pedagógico,aprimorando assim,a  aprendizagem.(Leânia,Teresinha e Andreia)

Relatório Projeto Bullying

A aula no laboratório de informática do projeto bullying foi realizada no dia  09 de maio com os alunos da 2 série "A" do Colégio Estadual Maria Benedita Velozo. Foi proposto aos alunos que buscassem  informações  sobre o tema, tais como: definição da palavra, origem, situações caracterizadas como bullying, imagens para ilustrar. Depois da pesquisa fazer uma produção de texto no writer ou criar slides no impress, deixando na atividade os links das páginas visitadas para posterior busca ou confirmação dos dados ali relatados.  Os alunos não tiveram nenhuma dificuldade na realização da atividade e conseguiram atingir com o sucesso  o objetivo proposto.
Dorinha Fernandes

Relatório - História Matemática

Após o planejamento da História Matemática, aplicamos atividades do hyperlink. Foi aplicada no dia 05 de maio.
Houve envolvimento da maioria dos alunos. A proposta foi bem esclarecida antes do denvolvimento da mesma, mas como toda aula teve aqueles que não têm muita participação.
O trabalho foi em dupla, como é feito em outras atividades do laboratório.
A atividade foi bem interdisciplinar e acreditamos que o objetivo foi atingido,porque as crianças conseguiram entender a mensagem que esta transmitia.
Quando nós somos levados à tecnologia,envolvemos em novas práticas, motivamos e estimulamos os alunos a aprender.
Assim vimos na produção textual da história matemática de Júlia e Maurício. Houve uma grande discussão sobre a criação da história.
Com a visualização do hyperlink a aprendizagem tornou-se mais dinâmica, significativa e interessante.
Percebe-se que,com o auxílio tecnológico podemos gerar nos alunos uma vontade de aprofundar e ampliar o trabalho em sala de aula.

Elizangela e Maria Teresinha

Relatório de um aula do projeto “Os Sertões” da disciplina Literatura.

Sabe-se que a era da internet chegou a tempos e que a educação está inserida totalmente nessa modernidade tecnológica. Então trabalhar com recurso hipertexto em aula de Literatura foi um recurso que deu certo e rendeu conhecimento e interesse pelo projeto.
No primeiro bimestre, eu já estava desenvolvendo um projeto “Os Sertões de Euclides da Cunha” e na oportunidade, inseri o recurso hipertexto e Hyperlink. Os alunos mostraram interessados e percebi ainda, que há uma agilidade na procura do que se quer e também além do que se quer.
O Hyperlink nessa aula mostrou volátil e fluiu a contribuição para aumentar as práticas literárias. Essa forma que usei o hipertexto, gerou uma liberdade, pois os alunos apresentaram um campo vasto de possibilidades de leitura e escrita, souberam iniciar e acabar uma leitura e produção em diferentes pontos a cada leitura. Percebi que os alunos sentiram como se estivessem em um labirinto, e queriam buscar sempre mais, e a cada passa aprenderam muito.
O hipertexto, nessa aula, foi uma forma revolucionária, uma nova modalidade de criação artística e literária que usei. Foi uma forma de movimentação ágil de um site para outro com grande velocidade, ora com caminhos pré-estabelecidos e ora, com caminhos não pré-estabelecidos. Foi um recurso que ofereceu uma galáxia de significantes, e não uma estrutura de significados. Com ele, o hipertexto, penetraram por diversas entradas, sem que nenhuma possa ser considerada principal e ou final.
Percebi na produção final dos alunos, no Broffice.org Draw, como essa estrutura de hipertexto eletrônico modifica as posições autor/leitor. Houve uma interatividade que o texto impresso não oferece. O aluno passou de leitor a escritor acabando com as fronteiras entre quem escreve e quem lê. Cada aluno componente do grupo foi um autor, um leitor e um editor.

domingo, 8 de maio de 2011

Relatório da aula de ensino religioso
     A referida observação foi desenvolvida em uma sala de 3º ano do ensino fundamental com alunos entre 7 e 9 anos, onde a professora desenvolveu uma atividade de ensino religioso com o tema auto-estima.
     Ela começou a aula fazendo com os alunos a oração do pai nosso e deu início as aulas explicando a importância de cada um, suas diferenças e qualidades, foi um momento de descontração, cada aluno dava sua opinião sobre o assunto.
     Assim que cada um participou da roda de conversa, com o auxilio do data show, apresentou para eles algumas imagens relacionadas. Enquanto os alunos assistiam as apresentações, iam ouvindo a música "aos olhos do pai". 

     Terminada as imagens a educadora escolheu uma e pediu para que os alunos a analisassem e foi feito um debate. Tratava-se de um gatinho se olhando no espelho e se vendo como um leão.
                           
     Surgiram várias idéias. Alguns diziam que o gatinho não gostava de sua aparência, outros que achava forte como um leão, e muitas outras respostas.
      Individualmente cada aluno colou no caderno de ensino religioso uma figura e escreveu uma frase sobre ela com o tema "Como me vejo".
     No final da aula a professora apresentou uma caixinha, com a proposta de que dentro dela estava a coisa mais importante para Deus. Dentro da caixinha tinha um espelho e a medida que cada um olhava, via sua própria imagem.
     A aula foi dinâmica e divertida com participação de todos os alunos.
  
     Autoras:
        Dalva Marques Gomes
        Maria Neymar Pereira
        Neide G. do Amaral

quarta-feira, 4 de maio de 2011

RELATÓRIO DA AULA SOCIOLOGIA

         “Namoro ao longo do tempo, uma lição apaixonante”.

         “Anteontem um olhar pudico. Ontem, um discreto beijinho em público. Hoje, dividir o quarto com o namorado.”
          Assim iniciou a aula da professora a respeito das mudanças de comportamento no relacionamento amoroso desde a época do romantismo até os dias atuais.
           Os alunos foram levados ao Laboratório de Informática para lerem relatos sobre o tema:
           Em seguida houve bastante polêmica devido a diversidade de opiniões, mas a professora contornou a situação quando solicitou aos alunos que traçassem juntos um paralelo da linha do tempo:
- No Romantismo só se conversa;
- Uma conquista com regra;
- Namoro no sofá;
- Faça amor não faça guerra;
- Sexo seguro em tempos de Aids;
-O novo dilema.
        Tudo isso provocou risos, críticas e entusiasmo. Muitos relataram fatos acontecidos com eles, familiares e amigos.
         Para fechar o paralelo, a professora mostrou a importância do sexo seguro e da preservação e respeito com os pais, pois eles nem sempre estão preparados para acompanhar tais mudanças.
        Finalizando a aula, passou a letra e  o vídeo da música "Já Sei Namorar" http://www.youtube.com/watch?v=smwj7ISnwXM e solicitou que os alunos a analisasse em casa para a aula seguinte.


Autoras:
-Marciara Aparecida Gomes Caixeta
-Maria Angélica de Brito Caixeta
-Noeli Sopran Rocha



Vianópolis, 04 de maio de 2011