Antes da apresentação do poema O Bicho de Manuel Bandeira, fiz alguns questionamentos com os alunos. Perguntei qual o valor do lanche escolar para eles e se eles tinham consciência de que aquele alimento era muito importante para alguns alunos, pois era uma das poucas refeições que realizavam.
Alguns responderam que sim e outros que não. Reconheceram que era feito com carinho e esforço, visto que a qualidade do lanche supera a verba designada para ele. Eles também tinham consciência do desperdício e descaso com que o recebem.
Depois coloquei as imagens e os hiperlinks criados sobre o assunto.
Fizemos vários comentários. Alguns ficaram repudiados, ficaram impressionados e realmente perceberam que esta situação pode ocorrer.
Em seguida coloquei o curta metragem A Ilha das Flores. Ficaram atentos às imagens e sempre faziam, entre si, alguns comentários.
Assim que terminou o filme eles se manifestaram indignados de ver a situação de pessoas comendo lixo que foi impróprio para o porco. Começaram a dar sugestões para evitar a cena, tais como: Que dessem empregos para que não precisassem passar por aquilo, ou mesmo de pegar os porcos para alimentá-los. Achavam também que o governo deveria tomar algumas medidas.
No final foi feita a declamação do poema O Bicho de autoria de Manoel Bandeira e uma breve discussão sobre o mesmo, para que posteriormente fizessem uma dissertação para finalizar o trabalho.
Sandra Valéria Romualdo Gonçalves
Marly Aparecida Guimarães de Souza
Alda Maria de Paula das Chagas Bueno
Nenhum comentário:
Postar um comentário